Aula sobre O Genocidio Indigena

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como elas resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para os alunos. Em seguida, irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado ao genocídio indígena, como a escravidão indígena, a catequização forçada, a violência física e psicológica, entre outros. Os alunos devem buscar informações em livros, artigos, vídeos e outras fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater sobre seus subtemas, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC). Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e 5 minutos para responder às perguntas dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido" para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e a importância da reflexão crítica sobre o genocídio indígena.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Respeito às opiniões dos outros grupos.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para os alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
  • Mediar o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Orientar a criação do template de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a importância da reflexão crítica sobre o genocídio indígena.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos claros e coerentes.
  • Respeitar as opiniões dos outros grupos.
  • Criar um template de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.
  • Avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rubrica criado.