Aula sobre O Genocidio Indigena

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O genocídio indígena é um tema importante e atual que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como isso se reflete na sociedade atual. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações. Os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Por meio dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa

    Nesta estação, os alunos receberão um mapa da América antes da chegada dos europeus. Eles deverão identificar as principais culturas indígenas e suas localizações. Em seguida, deverão marcar no mapa as áreas que foram colonizadas pelos europeus e as áreas que permaneceram sob controle indígena. Por fim, deverão discutir em grupo as possíveis consequências dessa colonização para as populações indígenas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Documentário

    Nesta estação, os alunos assistirão a um documentário sobre o genocídio indígena. Após a exibição, deverão discutir em grupo as principais informações apresentadas no documentário e como elas se relacionam com o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre o tema. Você apresentará algumas questões para serem discutidas em grupo, como por exemplo: "Qual foi o impacto da conquista europeia na cultura indígena?", "Quais foram as principais formas de resistência dos povos indígenas?" e "Como o genocídio indígena se reflete na sociedade atual?". Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação da cultura indígena.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
  • Habilidade de trabalho em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Fazer uma avaliação formativa durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Fazer perguntas para esclarecer dúvidas.
  • Apresentar conclusões claras e objetivas.