Aula sobre O Genocidio Indigena

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como elas resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize-o com exemplos práticos e didáticos. Os alunos devem pesquisar sobre o tema em casa e trazer suas dúvidas para a próxima aula.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do mapa e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais em grupos e discutir as semelhanças e diferenças entre eles. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Você deve apresentar exemplos de resistência indígena, como a Guerra dos Guarani-Kaiowá, a luta pela demarcação de terras e a preservação da cultura indígena. Os alunos devem discutir em grupos como essas formas de resistência impactaram a história do Brasil.

  5. Etapa 5 - Criação

    Os alunos devem criar um texto coletivo sobre o tema, utilizando as informações dos mapas conceituais e a discussão em grupo. Você deve orientar os alunos na escrita do texto e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do texto

    Os alunos devem apresentar o texto coletivo em sala de aula e discutir as diferentes visões sobre o tema. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos em todas as etapas e a qualidade do texto coletivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na discussão em grupo e na escrita do texto coletivo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade do mapa conceitual e do texto coletivo.
  • Capacidade dos alunos em analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na escrita do texto coletivo.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa e trazer suas dúvidas para a próxima aula.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo e da escrita do texto coletivo.