O império asteca
Além dos maias, existem outros povos americanos. Um desses povos são os astecas. Acompanhe o vídeo dessa aula de História para conhecer mais sobre essa civilização.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais eram as três cidades-Estado que compunham o "Império Asteca"?
Atividade completaA)
Tenochtitlan, Mexicas e Toltecas.B) Tenochtitlan, Texcoco e Tlacopan.
C) México, Astecas e Incas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Problemas:
O império asteca foi uma das civilizações mais importantes da América pré-colombiana. Eles construíram uma sociedade complexa e avançada, com uma rica cultura e religião. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e a cultura dos astecas, bem como sobre sua organização social e política. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos e cotidianos, como a influência da cultura asteca na culinária mexicana.Atividade completa4. Design Sprint:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Império Asteca, uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central. Eles irão entender como os astecas se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, além de conhecerem suas crenças religiosas e suas realizações culturais. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a influência da cultura asteca na culinária mexicana, ou a presença de elementos astecas em filmes e jogos de videogame.Atividade completa5. Ensino Híbrido:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Império Asteca, uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central. Eles irão entender como os astecas se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, além de conhecerem suas crenças religiosas e rituais. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode trazer exemplos de como a cultura asteca ainda é presente na sociedade atual, como em festivais e celebrações mexicanas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Estudo de Caso:
O império asteca foi uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central. Eles desenvolveram uma cultura rica e complexa, com avanços em áreas como agricultura, arquitetura e astronomia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e a cultura dos astecas, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado aos astecas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Nesta aula, vamos aprender sobre o Império Asteca, um dos mais importantes impérios pré-colombianos da América Central. Vamos entender como os astecas se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, além de conhecer suas crenças religiosas e sua arte. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate em que os alunos devem defender suas opiniões e argumentos de forma crítica e fundamentada. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos, como imagens e vídeos, para que os alunos possam visualizar melhor o que estamos estudando.Atividade completa8. Rotação por estações:
Nesta aula, vamos aprender sobre o Império Asteca, uma das civilizações mais importantes da América pré-colombiana. Os astecas foram um povo que habitou a região que hoje é o México, e deixaram um legado cultural e histórico muito rico. Vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa. Durante a aula, os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema, o que irá ajudá-los a desenvolver a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: