Aula sobre O Imperio Asteca

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Império Asteca, uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central. Eles irão entender como os astecas se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, além de conhecerem suas crenças religiosas e suas realizações culturais. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a influência da cultura asteca na culinária mexicana, ou a presença de elementos astecas em filmes e jogos de videogame.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema da aula e explique a importância do Império Asteca na história da América Central. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre diferentes aspectos da cultura asteca, como religião, economia, política e arte. Cada grupo deverá criar um esboço do que irá apresentar na próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma e juntos irão decidir quais aspectos serão abordados na apresentação final. Oriente os alunos a escolherem os aspectos mais relevantes e interessantes para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um template de design sprint com 5 etapas, para apresentar o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar recursos visuais, como imagens e gráficos, para tornar a apresentação mais dinâmica e interessante.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus templates para a turma e receberão feedback dos colegas e do professor. Eles poderão fazer ajustes e melhorias em suas apresentações antes da avaliação final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral e visual.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação dos aspectos escolhidos.
  • Utilização adequada de recursos visuais.
  • Coerência e organização do template de design sprint.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Domínio do conteúdo apresentado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção dos aspectos a serem abordados.
  • Estimular a criatividade e a utilização de recursos visuais.
  • Dar feedbacks construtivos e orientações para melhorias nas apresentações.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar os aspectos a serem abordados.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um template de design sprint com recursos visuais adequados.