Aula sobre O Imperio Asteca
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O império asteca foi uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central. Eles desenvolveram uma cultura rica e complexa, com avanços em áreas como agricultura, arquitetura e astronomia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e a cultura dos astecas, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado aos astecas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos astecas na história da América Central. Em seguida, irá explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema relacionado aos astecas para trabalhar. Você pode sugerir alguns temas, como religião, arquitetura, agricultura, entre outros.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Eles devem explicar qual é o problema e por que ele é importante.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado. Eles podem pesquisar em livros, sites e outras fontes.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos irão analisar o contexto do problema. Eles devem explicar o que causa o problema e se é possível evitá-lo.Etapa 6 - Comparação
Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles devem explicar as semelhanças e diferenças entre as informações coletadas.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado. Eles devem explicar o que seu grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação.Etapa 8 - Criação dos infográficos
Os grupos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Entregue um template de infográfico aos alunos, eles devem preencher as lacunas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e propor soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Coerência e clareza na análise do contexto e na comparação de informações.
- Criatividade e qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
- Coerência e qualidade das soluções propostas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância dos astecas na história da América Central.
- Explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
- Sugerir temas para os grupos trabalharem.
- Orientar os grupos na identificação do problema, levantamento de dados, análise do contexto, comparação de informações e proposição de soluções.
- Criar o template de infográfico para os grupos preencherem.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na identificação do problema, levantamento de dados, análise do contexto, comparação de informações e proposição de soluções.
- Realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.
- Criar infográficos para disseminar a informação obtida.