Aula sobre O Imperio Asteca

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O império asteca foi uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central. Eles desenvolveram uma cultura rica e complexa, com avanços em áreas como agricultura, arquitetura e astronomia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e a cultura dos astecas, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado aos astecas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos astecas na história da América Central. Em seguida, irá explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema relacionado aos astecas para trabalhar. Você pode sugerir alguns temas, como religião, arquitetura, agricultura, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Eles devem explicar qual é o problema e por que ele é importante.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado. Eles podem pesquisar em livros, sites e outras fontes.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos irão analisar o contexto do problema. Eles devem explicar o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles devem explicar as semelhanças e diferenças entre as informações coletadas.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado. Eles devem explicar o que seu grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação.

  8. Etapa 8 - Criação dos infográficos

    Os grupos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Entregue um template de infográfico aos alunos, eles devem preencher as lacunas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e propor soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na análise do contexto e na comparação de informações.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
  • Coerência e qualidade das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos astecas na história da América Central.
  • Explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Sugerir temas para os grupos trabalharem.
  • Orientar os grupos na identificação do problema, levantamento de dados, análise do contexto, comparação de informações e proposição de soluções.
  • Criar o template de infográfico para os grupos preencherem.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na identificação do problema, levantamento de dados, análise do contexto, comparação de informações e proposição de soluções.
  • Realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Criar infográficos para disseminar a informação obtida.