Aula sobre O Imperio Asteca

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos aprender sobre o Império Asteca, um dos mais importantes impérios pré-colombianos da América Central. Vamos entender como os astecas se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, além de conhecer suas crenças religiosas e sua arte. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate em que os alunos devem defender suas opiniões e argumentos de forma crítica e fundamentada. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos, como imagens e vídeos, para que os alunos possam visualizar melhor o que estamos estudando.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o Império Asteca, explicando os subtópicos que fazem parte da temática, como sua localização geográfica, organização política, social e econômica, crenças religiosas e arte. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e debater.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Selecione e disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas pesquisas e argumentos sobre o subtópico. Em seguida, haverá um debate entre os grupos, em que cada um poderá questionar e rebater os argumentos do outro.

  5. Etapa 5 - Template de avaliação por rúbrica

    Os alunos, em grupo, criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante o debate e utilize o template de avaliação por rúbrica criado pelos próprios alunos para atribuir notas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema estudado e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o Império Asteca e outras culturas pré-colombianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar de forma crítica e fundamentada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e fundamentada.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Cooperação e colaboração com o grupo.
  • Utilização adequada dos materiais de pesquisa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e no debate.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.
  • Incentivar a continuidade da pesquisa sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar de forma adequada e utilizar os materiais disponíveis.
  • Argumentar de forma clara e fundamentada.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Cooperar e colaborar com o grupo.