Aula sobre O Imperio Asteca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos aprender sobre o Império Asteca, uma das civilizações mais importantes da América pré-colombiana. Os astecas foram um povo que habitou a região que hoje é o México, e deixaram um legado cultural e histórico muito rico. Vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa. Durante a aula, os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema, o que irá ajudá-los a desenvolver a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do Império Asteca na história da América pré-colombiana. Faça uma breve apresentação sobre a metodologia de Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa

    Os alunos irão criar um mapa do Império Asteca, identificando as principais cidades, rios e montanhas. Eles também deverão destacar as principais características geográficas da região.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mitos e lendas

    Os alunos irão criar uma história mitológica ou lenda asteca, utilizando elementos da cultura e da religião do povo asteca. Eles deverão apresentar a história para os colegas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Arte

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada na cultura asteca, utilizando materiais como argila, papel machê ou tinta. Eles deverão apresentar a obra para os colegas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam durante a aula. Incentive os alunos a refletirem sobre a importância da cultura asteca na história da América pré-colombiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade das obras de arte criadas pelos alunos.
  • Coerência e originalidade das histórias mitológicas ou lendas criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do Império Asteca na história da América pré-colombiana.
  • Orientar os alunos durante a criação das atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam durante a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa do Império Asteca, identificando as principais cidades, rios e montanhas.
  • Criar uma história mitológica ou lenda asteca, utilizando elementos da cultura e da religião do povo asteca.
  • Criar uma obra de arte inspirada na cultura asteca, utilizando materiais como argila, papel machê ou tinta.