Aula sobre O Indigena E A Atualidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula "O indígena e a atualidade" tem como objetivo discutir as questões relacionas aos indígenas. Ela desenvolve a habilidade de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários nas Américas. Para isso, os alunos serão desafiados a criar um guia de conscientização sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "O indígena e a atualidade" e explique a importância de discutir a história e a cultura dos povos indígenas. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a tarefa de criar uma guia de conscientização sobre os povos indígenas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos deverão realizar uma pesquisa sobre a história e a cultura dos povos indígenas, levando em consideração os impactos negativos dos discursos civilizatórios. Oriente a pesquisa e ajude em eventuais dúvidas.

  3. Etapa 3 - Organização das informações

    Os grupos deverão organizar as informações coletadas na pesquisa e definir os tópicos a serem abordados no guia de conscientização. Alguns tópicos podem incluir a história dos povos indígenas, a importância da preservação da diversidade cultural e a valorização das identidades indígenas.

  4. Etapa 4 - Criação da guia

    Os grupos deverão criar a guia de conscientização, utilizando recursos visuais e textuais para transmitir as informações de forma clara e acessível.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos guias

    Os grupos deverão avaliar as guias dos outros grupos, preenchendo os critérios de avaliação definidos.

  6. Etapa 6 - Feedback e ajustes

    Os grupos deverão discutir as avaliações recebidas e refletir sobre os pontos positivos e negativos da sua própria guia, fazendo os ajustes necessários.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Conclua a aula, incentivando os alunos a refletirem sobre o aprendizado adquirido e a importância de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a valorização da história e da cultura dos povos indígenas;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e de síntese;
  • Estimular a reflexão crítica sobre os critérios de avaliação;

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Qualidade da pesquisa;
  • Coerência entre os critérios de avaliação e o tema proposto;
  • Clareza e objetividade na comunicação escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da atividade e os critérios de avaliação;
  • Estimular a valorização da história e da cultura dos povos indígenas.
  • Dividir os alunos em grupos e orientar os alunos na pesquisa;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos;
  • Disponibilizar um template de avaliação dos guias.

Ações do aluno

  • Refletir sobre a importância da reflexão crítica;
  • Organizar-se em grupos;
  • Organizar as informações coletadas no guia de conscientização;
  • Refletir sobre os pontos positivos e negativos dos guias observados;
  • Comunicar oralmente as reflexões do grupo.