Aula sobre O Indigena E A Atualidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre o indígena e a atualidade tem como objetivo apresentar aos alunos a importância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira e como eles estão presentes na atualidade. É importante que os alunos compreendam a diversidade cultural e a importância da preservação dos povos indígenas. A aula terá como metodologia a aprendizagem entre pares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir e trocar ideias sobre os mapas conceituais criados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Após as apresentações, haverá uma discussão em sala de aula sobre os temas abordados nos mapas conceituais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira e como eles estão presentes na atualidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e organização de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo e em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e em sala de aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e em sala de aula.