Aula sobre O Indigena E A Atualidade
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A aula sobre o indígena e a atualidade tem como objetivo apresentar aos alunos a importância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira e como eles estão presentes na atualidade. É importante que os alunos compreendam a diversidade cultural e a importância da preservação dos povos indígenas. A aula terá como metodologia a aprendizagem entre pares.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir e trocar ideias sobre os mapas conceituais criados.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma.Etapa 6 - Discussão em sala de aula
Após as apresentações, haverá uma discussão em sala de aula sobre os temas abordados nos mapas conceituais.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira e como eles estão presentes na atualidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de síntese e organização de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo e em sala de aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e em sala de aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Criar um mapa conceitual claro e objetivo.
- Participar ativamente da discussão em grupo e em sala de aula.