Aula sobre O Indigena E A Atualidade

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "O indígena e a atualidade" é de extrema importância para a compreensão da diversidade cultural presente em nosso país. É fundamental que os alunos sejam capazes de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas. Para trabalhar esse tema, a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine é uma publicação independente, que pode ser produzida por qualquer pessoa, e que tem como objetivo a divulgação de ideias e informações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "O indígena e a atualidade" e sua importância para a compreensão da diversidade cultural em nosso país. Apresente exemplos de como o tema pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Cultura Maker

    Apresente a metodologia Cultura Maker e explique como ela será utilizada na aula. Apresente exemplos de fanzines e como elas podem ser utilizadas para divulgar ideias e informações.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas para a produção da fanzine.

  4. Etapa 4 - Definição dos subtópicos

    Os grupos deverão escolher os subtópicos que serão abordados na fanzine. Sugestões de subtópicos: a história dos povos indígenas no Brasil, a cultura indígena, a luta dos povos indígenas pela preservação de suas terras, entre outros. Eles também podem relacionar os subtópicos com problemas atuais enfrentados por esses povos, por exemplo: desmatamento, demarcação de terras, preconceito, entre outros.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e criação do conteúdo

    Os grupos deverão pesquisar e criar o conteúdo da fanzine, utilizando materiais impressos ou digitais. Oriente os alunos na pesquisa e na seleção das informações relevantes.

  6. Etapa 6 - Criação da fanzine

    Os grupos deverão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Oriente os alunos na criação da fanzine, auxiliando na diagramação e na seleção das imagens.

  7. Etapa 7 - Apresentação das fanzines

    Os grupos apresentarão suas fanzines para a turma, explicando os subtópicos abordados e as informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a expressão dos alunos por meio da produção da fanzine.

Critérios de avaliação

  • Relevância e clareza das informações apresentadas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
  • Participação e colaboração do grupo na produção da fanzine.
  • Organização e apresentação da fanzine.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção das informações relevantes.
  • Auxiliar na criação e diagramação da fanzine.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Avaliar as fanzines produzidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa e seleção das informações relevantes.
  • Criar e diagramar a fanzine.
  • Colaborar e trabalhar em grupo.
  • Apresentar a fanzine para a turma.