Aula sobre O Indigena E A Atualidade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "O indígena e a atualidade" é de extrema importância para a compreensão da história e cultura do nosso país. Os povos indígenas são os primeiros habitantes do Brasil e, infelizmente, muitas vezes são marginalizados e desrespeitados. É fundamental que os alunos compreendam a importância da preservação da cultura indígena e a valorização dos povos originários. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido para que os alunos possam criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes poderão se envolver mais com o tema e ter uma participação mais ativa na aula.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o que sabem sobre os povos indígenas e como eles são retratados na mídia. Cada grupo deverá anotar sobre as informações compartilhadas e apresentar suas ideias para a turma.

  2. Etapa 2 - Apresentação de vídeos

    O professor irá apresentar alguns vídeos que retratam a cultura e a história dos povos indígenas. Os alunos deverão fazer anotações sobre o que acharam mais interessante e o que aprenderam com os vídeos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os vídeos apresentados e sobre a importância da preservação da cultura indígena. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. No campo de Check-in eles deverão escrever as anotações registradas na primeira etapa.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a história, cultura e tradições dos povos indígenas. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão utilizar o template de registro de aprendizagem para registrar o que aprenderam sobre os povos indígenas e como essa cultura é retratada na atualidade.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância da preservação da cultura indígena e como os alunos podem contribuir para essa valorização.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das anotações realizadas pelos alunos durante a apresentação dos vídeos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na reflexão final sobre a importância da preservação da cultura indígena.

Ações do professor

  • Apresentar vídeos que retratem a cultura e a história dos povos indígenas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Promover a reflexão final sobre a importância da preservação da cultura indígena.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fazer anotações sobre os vídeos apresentados.
  • Realizar pesquisa sobre a história, cultura e tradições dos povos indígenas.
  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Participar da reflexão final sobre a importância da preservação da cultura indígena.