Aula sobre O Iphone E A Globalizacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O iPhone é um exemplo de produto que faz parte da globalização, sendo produzido em diferentes países e comercializado em todo o mundo. A aula tem como objetivo analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando o assunto e instigando a curiosidade dos alunos.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos e distribuição do material
Divida a turma em grupos e distribua o material necessário para a criação do template Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 3 - Explicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas
Apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para os alunos e explique que ele tem como objetivo desenvolver a criatividade, o trabalho em grupo, propiciando o surgimento de diferentes soluções para um único problema.Escolha um problema relacionado ao tema,no qual os alunos poderão se aprofundar e construir hipóteses. Como exemplo de problema, sugiro: Descentralização na produção do iPhone, Consumo e obsolescência dos produtos, entre outros.
Etapa 4 - Desenvolvimento do problema
Os alunos deverão desenvolver o problema em grupo, analisando a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs
Oriente os alunos a criar um template com a Dinâmica dos 3 Qs, preenchendo os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” com as informações relevantes sobre o problema desenvolvido.Etapa 6 - Apresentação dos templates e debate em grupo
Peça para os alunos apresentarem os templates criados e debater em grupo sobre as informações apresentadas.Etapa 7 - Avaliação da atividade
Avalie a participação dos alunos na criação do template e no debate em grupo, levando em consideração os critérios de avaliação estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população.
- Capacidade de síntese e criatividade na elaboração do template.
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir a turma em grupos e distribuir o material necessário.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
Ações do aluno
- Desenvolver o problema em grupo.
- Criar o template Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar os templates criados e debater em grupo.
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Trabalhar em equipe.