Aula sobre O Iphone E A Globalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O iPhone é um exemplo de produto que faz parte da globalização, sendo produzido em diferentes países e comercializado em todo o mundo. A aula tem como objetivo analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando o assunto e instigando a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos e distribuição do material

    Divida a turma em grupos e distribua o material necessário para a criação do template Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas

    Apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para os alunos e explique que ele tem como objetivo desenvolver a criatividade, o trabalho em grupo, propiciando o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

    Escolha um problema relacionado ao tema,no qual os alunos poderão se aprofundar e construir hipóteses. Como exemplo de problema, sugiro: Descentralização na produção do iPhone, Consumo e obsolescência dos produtos, entre outros.


  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do problema

    Os alunos deverão desenvolver o problema em grupo, analisando a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  5. Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos a criar um template com a Dinâmica dos 3 Qs, preenchendo os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” com as informações relevantes sobre o problema desenvolvido.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates e debate em grupo

    Peça para os alunos apresentarem os templates criados e debater em grupo sobre as informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Avalie a participação dos alunos na criação do template e no debate em grupo, levando em consideração os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população.
  • Capacidade de síntese e criatividade na elaboração do template.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir o material necessário.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Ações do aluno

  • Desenvolver o problema em grupo.
  • Criar o template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os templates criados e debater em grupo.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Trabalhar em equipe.