Aula sobre O Iphone E A Globalizacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O iPhone é um exemplo de produto que faz parte da globalização, sendo produzido em diferentes países e comercializado em todo o mundo. A aula tem como objetivo analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos, contextualizando com o cotidiano deles. Explique que a metodologia utilizada será a Cultura Maker, que busca desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo receberá uma folha de papel sulfite, que será dobrada ao meio, formando um diário de bordo. Os alunos deverão escrever na capa o nome do grupo e o nome dos integrantes. Na primeira página, deverão escrever o problema que será discutido (a relação entre o iPhone e a globalização). Na segunda página, deverão gerar alternativas para solucionar o problema. Na terceira página, deverão apresentar a solução escolhida pelo grupo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes subtópicos: produção do iPhone, impacto do iPhone na cultura, impacto do iPhone na mobilidade. A pesquisa deverá ser feita utilizando livros e revistas disponíveis na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Peça para a turma formar um círculo, trazendo discussões relacionadas ao subtópico pesquisado e apresentar as conclusões no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, destacando as principais conclusões sobre a relação entre o iPhone e a globalização.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Desenvolver o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo (clareza e organização das ideias).
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Avaliar os diários de bordo e as apresentações dos grupos.
  • Fazer uma conclusão da aula, destacando as principais conclusões sobre a relação entre o iPhone e a globalização.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Criar um diário de bordo de qualidade.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Trabalhar em equipe.
  • Participar da conclusão da aula, destacando as principais conclusões sobre a relação entre o iPhone e a globalização.