Aula sobre O Iphone E A Globalizacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A globalização é um fenômeno que afeta a vida de todas as pessoas no mundo, e a tecnologia é uma das principais responsáveis por essa transformação. O iPhone, por exemplo, é um produto que se tornou popular em todo o mundo e tem um papel importante na globalização. Nesta aula, os alunos irão analisar a relação entre o iPhone e a globalização, e como isso afeta a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de analisar a relação entre o iPhone e a globalização.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o iPhone e a globalização, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupos sobre as informações do mapa de empatia e como elas se relacionam com a globalização.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre a relação entre o iPhone e a globalização.

  5. Etapa 5 - Análise de exemplos

    Apresente exemplos práticos de como o iPhone afeta a vida das pessoas em diferentes partes do mundo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupos sobre os exemplos apresentados e como eles se relacionam com a globalização.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a relação entre o iPhone e a globalização, e como isso afeta a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de relacionar os exemplos apresentados com a globalização.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos que possam apoiar o desenvolvimento do tema.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a relação entre o iPhone e a globalização.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preencher o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.
  • Relacionar os exemplos apresentados com a globalização.
  • Avaliar a participação dos colegas e contribuir para o desenvolvimento do trabalho em grupo.