Aula sobre O Iphone E A Globalizacao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O iPhone é um produto que representa a globalização, pois é produzido em diversos países, utiliza materiais de diferentes partes do mundo e é comercializado em praticamente todos os países. Além disso, seu uso influencia a cultura e a mobilidade das pessoas. Nesta aula, vamos explorar como a produção e o consumo do iPhone estão relacionados com a globalização e como isso afeta nossa vida.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando que os alunos vão criar um mapa de registro para um jogo sobre o iPhone e a globalização.Etapa 2 - Brainstorm
Apresente aos alunos o objetivo da atividade e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, promova um brainstorm no qual os alunos irão expressar o que sabem sobre o iPhone e a globalização Peça para anotarem suas ideias em um papel.Estimule a criatividade e a participação de todos.
Etapa 3 - Divisão da turma
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas ideias para a turma.Etapa 5 - Criação do mapa de registro
Os alunos em grupos criam o mapa de registro para o jogo sobre o iPhone e a globalização, preenchendo os campos propostos.Etapa 6 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo apresenta seu mapa de registro para a turma.Etapa 7 - Discussão
A turma discute sobre os mapas de registro apresentados e os desafios do jogo proposto.Etapa 8 - Conclusão
Conclua essa aula fazendo uma síntese do que foi discutido na aula, utilize a lousa ou flip-chart para o registro da síntese.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema
- Estimular o planejamento e a organização dos alunos para a próxima etapa do projeto
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema
Critérios de avaliação
- Coerência entre os campos do mapa de registro
- Originalidade e criatividade na elaboração do mapa
- Clareza e objetividade na descrição dos campos
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos
- Avaliar os mapas de registro e a participação dos alunos
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o tema
- Criar o mapa de registro para o jogo
- Apresentar o mapa de registro para a turma
- Participar da discussão sobre os mapas de registro apresentados