Aula sobre O Islamismo Na Africa E As Relacoes Com Outros Povos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Islamismo é uma das principais religiões do mundo e tem uma grande influência na história da África. Nesta aula, vamos explorar como o Islamismo se espalhou pela África e como isso afetou as relações com outros povos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como o Islamismo é praticado em diferentes partes do mundo e como isso influencia a cultura e a sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    apresente o tema e faça uma breve contextualização sobre o Islamismo na África e as relações com outros povos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre um subtema relacionado ao Islamismo na África e as relações com outros povos. Os subtemas podem incluir a expansão do Islamismo na África, as relações comerciais entre os povos africanos e os árabes, a influência do Islamismo na cultura africana, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua pesquisa para a turma. Os outros grupos utilizarão o template de avaliação por pares para avaliar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir as semelhanças e diferenças entre os subtemas apresentados e como eles se relacionam com o tema geral.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e como as apresentações e discussões ajudaram a desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fazer uma breve contextualização.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as atividades.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Concluir a aula e fazer uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema escolhido.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar a pesquisa para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão em grupo.