Aula sobre O Islamismo Na Africa E As Relacoes Com Outros Povos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Islamismo é uma das principais religiões do mundo, com uma grande influência na história da África. Nesta aula, vamos explorar como o Islamismo se espalhou pelo continente africano e como isso afetou as relações com outros povos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do Islamismo na história da África. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre o Islamismo na África?"

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente um mapa da África e mostrar como o Islamismo se espalhou pelo continente. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre o Islamismo na África?"

  3. Etapa 3 - Relações com outros povos

    Apresente exemplos de como o Islamismo afetou as relações com outros povos, como os europeus e os árabes. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Como o Islamismo afetou as relações entre os povos da África e outros povos?"

  4. Etapa 4 - Dinâmicas comerciais

    Apresente exemplos de como as dinâmicas comerciais foram afetadas pelo Islamismo na África. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Como o Islamismo afetou as dinâmicas comerciais na África?"

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu de novo sobre o Islamismo na África?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente."
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Compreensão dos principais pontos abordados na aula.
  • Capacidade de analisar as interações entre as sociedades americanas e africanas com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do conhecimento.
  • Utilizar o template de registro de aprendizagem para registrar as informações aprendidas.
  • Analisar as interações entre as sociedades americanas e africanas com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.