Aula sobre O Islamismo Na Africa E As Relacoes Com Outros Povos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância do Islamismo na história da África e suas relações comerciais com outros povos. Apresente a metodologia de Rotação por Estações e diga como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos e explique que cada grupo será direcionado para uma estação e depois rotarão entre elas.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - MapaNesta estação, você deve selecionar e disponibilizar aos alunos um mapa da África e do Oriente Médio, eles deverão identificar as rotas comerciais entre os povos africanos e os muçulmanos. É importante que eles destaquem as principais cidades comerciais da época.
Estação 2 - Comércio
Nesta estação, os alunos terão acesso a textos e imagens sobre o comércio entre os povos africanos e os muçulmanos. Eles deverão identificar os principais produtos comercializados e as rotas utilizadas para o transporte desses produtos.
Estação 3 - Arte
Nesta estação, os alunos terão acesso a imagens de arte islâmica produzida na África, você deve selecionar e disponibilizar alguns exemplos ou utilizar a sugestão disponível no item _Dicas_. Eles deverão analisar as imagens e identificar os elementos culturais africanos presentes na arte.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a realização das atividades em cada estação, os alunos se reunirão em seus grupos para discutir as informações coletadas e preparar uma apresentação para a turma.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, destacando as principais informações coletadas e as conclusões alcançadas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema, destacando a importância das relações comerciais entre os povos africanos e os muçulmanos e suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas descobertas para a turma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Identificação correta das rotas comerciais e dos produtos comercializados.
- Análise crítica das imagens de arte islâmica produzida na África.
- Qualidade da apresentação para a turma.
- Participação na discussão final sobre o tema.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as atividades em cada estação.
- Orientar os alunos durante a realização das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades e na apresentação para a turma.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e destacar a importância das relações comerciais entre os povos africanos e os muçulmanos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Identificar corretamente as rotas comerciais e os produtos comercializados.
- Analisar criticamente as imagens de arte islâmica produzida na África.
- Preparar uma apresentação clara e objetiva para a turma.
- Participar da discussão final sobre o tema.