Aula sobre O Islamismo Na Africa E As Relacoes Com Outros Povos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Islamismo é uma das principais religiões do mundo, com uma grande influência na história da África. Nesta aula, vamos explorar como o Islamismo se espalhou pelo continente africano e como isso afetou as relações com outros povos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como o Islamismo é praticado em diferentes partes do mundo e como ele influenciou a cultura e a história de diversos países.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar o Islamismo na África. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão um material de leitura sobre o Islamismo na África e as relações com outros povos, selecione e disponibilize o texto ou utilize a sugestão disponível no item _Dicas_. Eles deverão ler o material em casa e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e compartilhem suas opiniões sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para discutir suas avaliações e compartilhar suas opiniões sobre o tema. Medie a discussão e incentive os alunos a fazer perguntas e a explorar diferentes pontos de vista.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática em grupo, na qual deverão criar um mapa mental sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. O objetivo é que os alunos apliquem os conceitos aprendidos na aula e desenvolvam suas habilidades de análise e síntese.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas mentais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma e explicar suas análises e conclusões. Avalie a apresentação e incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam na aula. Os alunos também serão incentivados a compartilhar suas opiniões sobre a metodologia utilizada e a atividade prática realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula e o desenvolvimento de habilidades de análise e síntese.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa mental produzido pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas mentais.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar a qualidade dos mapas mentais produzidos pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Ler o material de leitura sobre o Islamismo na África e as relações com outros povos.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da atividade prática em grupo.
  • Produzir um mapa mental sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Apresentar o mapa mental para a turma e explicar suas análises e conclusões.