Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O lápis é um objeto comum no cotidiano dos alunos, mas muitos não sabem como ele é produzido. A atividade proposta visa apresentar o processo produtivo do lápis, analisando as cadeias industriais e de inovação envolvidas, bem como as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia em diferentes países.

  1. Etapa 1 - Problema

    O professor deve apresentar o problema a ser resolvido pelos alunos: Como é produzido o lápis?

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem, em grupos de 4 a 5 pessoas, buscar alternativas para responder ao problema. Disponibilize materiais para a pesquisa como livros, enciclopédias, jornais e revistas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema, expondo o processo produtivo do lápis e destacando as cadeias industriais e de inovação envolvidas, bem como as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia em diferentes países.

  4. Etapa 4 - Análise crítica

    O professor deve estimular a análise crítica das soluções apresentadas pelos grupos, questionando sobre os impactos ambientais e sociais envolvidos no processo produtivo do lápis.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo feito em papel sulfite ou caderno, utilizando lápis e caneta.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma, destacando as principais informações e aprendizados obtidos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar cadeias industriais e de inovação.
  • Desenvolver a habilidade de identificar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas da atividade.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Coerência e consistência das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a atividade.
  • Orientar os grupos na busca por alternativas para responder ao problema proposto.
  • Estimular a análise crítica das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Buscar alternativas para responder ao problema proposto.
  • Analisar criticamente as soluções apresentadas pelos grupos.