Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O lápis é um objeto presente no cotidiano dos estudantes e, muitas vezes, não paramos para pensar em todo o processo produtivo que envolve a sua fabricação. Nesta aula, vamos entender como funciona a cadeia produtiva do lápis e refletir sobre as consequências do uso de recursos naturais e energéticos nesse processo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, os objetivos da aula e explique a sua importância para entender o funcionamento de uma cadeia produtiva.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre a cadeia produtiva do lápis e as consequências do uso de recursos naturais e energéticos.

  4. Etapa 4 - Avaliação por pares

    Os grupos devem construir um modelo de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Apresentação dos trabalhos para a turma e avaliação dos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Realização da avaliação final dos trabalhos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclusão da aula e reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação.
  • Refletir sobre as consequências dos usos de recursos naturais e energéticos em diferentes países.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os grupos na construção do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
  • Realizar a avaliação final dos trabalhos apresentados.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e definir as funções de cada integrante.
  • Pesquisar sobre a cadeia produtiva do lápis e as consequências do uso de recursos naturais e energéticos.
  • Construir o modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho para a turma e receber a avaliação dos colegas.
  • Participar da avaliação dos trabalhos apresentados pelos outros grupos.