Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O objetivo desta aula é entender o processo produtivo do lápis, desde a extração da matéria-prima até a produção final. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um diário de bordo em grupo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize e apresente dados e informações relevantes sobre o assunto como, por exemplo, perguntando aos alunos como eles acham que o lápis é produzido. Em seguida, apresente um vídeo ou imagens sobre o processo produtivo do lápis, destacando as etapas principais.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, estimulando a participação ativa dos alunos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao processo produtivo do lápis.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem pensar em alternativas para solucionar o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo para anotações das informações adquiridas.

  6. Etapa 6 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Apresentação dos diários de bordo para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias produtivas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo produzido em grupo.
  • Capacidade de identificar e solucionar problemas relacionados ao processo produtivo do lápis.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Orientar os grupos na definição do problema, geração de alternativas e escolha da solução.
  • Avaliar e dar feedback sobre o diário de bordo produzido em grupo.
  • Estimular a reflexão sobre o processo produtivo do lápis e suas consequências.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo, colaborando e comunicando ideias.
  • Identificar um problema relacionado ao processo produtivo do lápis.
  • Pensar em alternativas para solucionar o problema identificado.
  • Criar um diário de bordo.