Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O lápis é um objeto comum em nossas vidas, mas você já parou para pensar em como ele é produzido? A atividade proposta visa entender o processo produtivo desse objeto, desde a extração da matéria-prima até a sua comercialização, analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia em diferentes países.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando o que será estudado e qual o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor irá apresentar um estudo de caso sobre a produção de lápis, mostrando o processo produtivo de forma detalhada e os recursos naturais utilizados.

  3. Etapa 3 - Modelo de infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico com informações sobre o processo produtivo do lápis.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e, cada grupo, ficará responsável por pesquisar sobre um aspecto do processo produtivo do lápis, como, por exemplo: extração da matéria-prima, transporte, fabricação, embalagem e comercialização.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos irão preencher o modelo de infográfico criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar o seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Conduza uma discussão com a turma sobre o processo produtivo do lápis, os recursos naturais utilizados e as consequências do uso desses recursos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa em grupo.
  • Estimular a criatividade na criação do infográfico.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo.
  • Criatividade na criação do infográfico.
  • Clareza na apresentação oral das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Conduzir o estudo de caso.
  • Conduzir a discussão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa em grupo.
  • Criar o infográfico.
  • Apresentar o infográfico para a turma.