Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O lápis é um objeto comum em nossas vidas, mas você já parou para pensar em como ele é produzido? A atividade proposta visa entender o processo produtivo desse objeto, desde a extração da matéria-prima até a sua comercialização, analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia em diferentes países.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus subtópicos, explicando o que será estudado e qual o objetivo da atividade.Etapa 2 - Estudo de caso
O professor irá apresentar um estudo de caso sobre a produção de lápis, mostrando o processo produtivo de forma detalhada e os recursos naturais utilizados.Etapa 3 - Modelo de infográfico
Os alunos irão criar um modelo de infográfico com informações sobre o processo produtivo do lápis.Etapa 4 - Pesquisa em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e, cada grupo, ficará responsável por pesquisar sobre um aspecto do processo produtivo do lápis, como, por exemplo: extração da matéria-prima, transporte, fabricação, embalagem e comercialização.Etapa 5 - Preenchimento do infográfico
Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos irão preencher o modelo de infográfico criado anteriormente.Etapa 6 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo irá apresentar o seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele.Etapa 7 - Discussão
Conduza uma discussão com a turma sobre o processo produtivo do lápis, os recursos naturais utilizados e as consequências do uso desses recursos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa em grupo.
- Estimular a criatividade na criação do infográfico.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa em grupo.
- Criatividade na criação do infográfico.
- Clareza na apresentação oral das informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Conduzir o estudo de caso.
- Conduzir a discussão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar da pesquisa em grupo.
- Criar o infográfico.
- Apresentar o infográfico para a turma.