Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O lápis é um objeto comum em nosso cotidiano, mas poucas vezes paramos para pensar em como ele é produzido. A atividade proposta visa entender o processo produtivo do lápis, desde a extração da matéria-prima até a sua comercialização, além de analisar as consequências do uso de recursos naturais e das diferentes fontes de energia na produção.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e perguntando aos alunos sobre o que eles sabem a respeito do processo produtivo do lápis.Etapa 2 - Gamificação
O professor apresenta a metodologia ativa Gamificação e explica como ela será utilizada na atividade. Os alunos serão divididos em grupos de 5 a 6 pessoas e terão que criar um mapa de registro.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos realizam uma pesquisa sobre o processo produtivo do lápis, desde a extração da matéria-prima até a sua comercialização, e sobre as consequências do uso de recursos naturais e das diferentes fontes de energia na produção.Etapa 4 - Criação do Jogo
Com base nas informações coletadas, os grupos criam o jogo com base nos campos do mapa de registro.Etapa 5 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo apresenta o seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele aborda o tema proposto.Etapa 6 - Hora do jogo
Após os ajustes, os grupos farão o jogo final, com a participação do professor e dos demais grupos, para que todos possam aprender e se divertir com a atividade.Etapa 7 - Conclusão
O professor encerra a aula reforçando a importância de entendermos como os produtos que utilizamos são produzidos e as consequências do uso de recursos naturais e das diferentes fontes de energia na produção.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação.
- Analisar as consequências do uso de recursos naturais e das diferentes fontes de energia na produção.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos na atividade.
- Qualidade do jogo criado pelo grupo.
- Coerência entre as informações apresentadas e o jogo criado.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Orientar os grupos na pesquisa e criação do jogo.
- Promover a discussão em grupo.
- Avaliar a participação e engajamento dos alunos na atividade.
- Avaliar a qualidade do jogo criado pelo grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre o processo produtivo do lápis e as consequências do uso de recursos naturais e das diferentes fontes de energia na produção.
- Criar o jogo com base nas informações coletadas.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.