Aula sobre O Lapis E Eu Entendendo O Processo Produtivo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O lápis é um objeto tão comum em nosso dia a dia que raramente nos perguntamos como ele é feito. No entanto, o processo produtivo do lápis é bastante interessante e pode nos ensinar muito sobre a cadeia produtiva e a importância da matéria-prima na indústria. Nesta aula, vamos entender como o lápis é produzido e refletir sobre as consequências do uso de recursos naturais na indústria.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e questione os alunos sobre como eles acham que um lápis é feito. O professor explica que, para entendermos o processo de produção do lápis, vão assistir a um vídeo que mostra o processo completo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do vídeo

    Os alunos assistem a um vídeo que mostra o processo de produção do lápis, desde a extração da madeira até a embalagem final.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - - Dinâmica dos 3 Qs

    Os grupos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as informações mais relevantes que eles observaram no vídeo e que podem ser úteis para entender a cadeia produtiva do lápis.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos discutem as respostas dos alunos ao formulário e criam um plano de ação para reduzir o impacto ambiental da produção industrial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor encerra a aula reforçando os principais pontos abordados na atividade e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância de uma produção mais sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias produtivas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o impacto ambiental da produção industrial.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Elaboração de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e coerente.
  • Reflexão crítica sobre as consequências do uso de recursos naturais na indústria.
  • Participação ativa na elaboração do plano de ação para reduzir o impacto ambiental da produção industrial.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e questionar os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Coletar os formulários para avaliação posterior.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados na atividade.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo com atenção.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e coerente.
  • Elaborar um plano de ação para reduzir o impacto ambiental da produção industrial.