Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que buscava o enriquecimento do Estado através do comércio exterior. Essa política foi responsável por diversas transformações na economia mundial, como a expansão do comércio marítimo, a colonização de novas terras e a criação de grandes empresas comerciais. No entanto, o mercantilismo também gerou desigualdades sociais e econômicas, além de ter sido substituído pelo capitalismo no século XIX. Nesta aula, os alunos irão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, criando um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do mercantilismo e suas principais características, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos durante toda a aula.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado ao tema do mercantilismo, que será discutido e resolvido ao longo da aula. Auxilie os alunos na definição do problema, caso necessário você pode sugerir alguns como: a exploração de regiões coloniais, aumento da concentração de renda, intensificação de conflitos geopolíticos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão discutir e gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Estimule a criatividade e a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Cada grupo irá apresentar a solução encontrada para o problema, utilizando argumentos e exemplos práticos. Avalie a qualidade da solução apresentada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções apresentadas pelos demais grupos, comparando e avaliando as diferentes abordagens.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, destacando as principais ideias discutidas durante a aula e incentivando a reflexão sobre as consequências desse processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da definição do problema.
  • Criatividade e originalidade na geração de alternativas.
  • Coerência e consistência na solução apresentada.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de argumentação e apresentação de exemplos práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Auxiliar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Avaliar a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Definir um problema relevante e interessante para ser discutido.
  • Gerar alternativas criativas e originais para resolver o problema.
  • Apresentar uma solução coerente e consistente, utilizando argumentos e exemplos práticos.