Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados através do comércio. Essa política foi responsável por diversas mudanças na economia mundial, como a criação de grandes empresas comerciais, a exploração de novas rotas comerciais e a acumulação de metais preciosos. No entanto, o mercantilismo também gerou desigualdades sociais e econômicas, além de ter sido substituído pelo capitalismo no século XIX. Nesta aula, os alunos irão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do mercantilismo e suas principais características. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares, divida os alunos em duplas ou trios e entregue uma folha de papel para criar o mapa conceitual.Etapa 2 - Ideia central
Cada grupo deverá escolher uma ideia central para o mapa conceitual, como "mercantilismo" ou "passagem para o capitalismo". Auxilie os alunos na escolha da ideia central.Etapa 3 - Sub-ideias
Os alunos deverão criar 8 sub-ideias relacionadas à ideia central escolhida. Por exemplo, se a ideia central for "mercantilismo", as sub-ideias poderão ser "grandes empresas comerciais", "exploração de novas rotas comerciais", "acumulação de metais preciosos", entre outras.Etapa 4 - Níveis de profundidade
Cada sub-ideia deverá ter 2 níveis de profundidade, ou seja, os alunos deverão explicar detalhadamente cada sub-ideia. Por exemplo, se a sub-ideia for "grandes empresas comerciais", os alunos poderão explicar como essas empresas surgiram, quais foram as principais empresas comerciais da época, como elas influenciaram a economia mundial, entre outras informações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Auxilie na discussão e estimule a participação dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos pelos alunos. Incentive a reflexão sobre as consequências deste processo de transição do mercantilismo para o capitalismo.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Você pode sugerir que os alunos pesquisem mais sobre o tema e criem um texto ou apresentação sobre as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais e explicar ideias de forma detalhada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade das sub-ideias e dos níveis de profundidade.
- Participação na discussão em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Qualidade da tarefa de casa (opcional).
Ações do professor
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Auxiliar os alunos na escolha da ideia central e das sub-ideias.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos pelos alunos.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Criar sub-ideias e níveis de profundidade de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Realizar a tarefa de casa (opcional) com qualidade e objetividade.