Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que visava aumentar a riqueza e o poder dessas nações por meio do comércio. Essa política foi responsável por diversas transformações na economia mundial, como a expansão do comércio marítimo, a criação de grandes empresas comerciais e a exploração de colônias. No entanto, o mercantilismo também gerou desigualdades sociais e econômicas, além de ter sido substituído pelo capitalismo no século XIX. Nesta aula, os alunos irão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Check-in
O professor irá apresentar o tema do mercantilismo e suas principais características. Explique como a metodologia Ensino Híbrido será aplicada. Em seguida, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Eles devem preencher o Check-in com o que já conhecem sobre o tema da aula.Etapa 2 - Contextualização
Apresente um vídeo ou texto sobre o mercantilismo, destacando suas principais características e consequências. Os alunos irão discutir em grupos sobre como o mercantilismo pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano.Etapa 3 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Divida a turma em grupos e cada grupo irá defender uma posição sobre o tema. Os alunos deverão apresentar argumentos e exemplos práticos para sustentar suas posições.Etapa 4 - Síntese
Apresente um texto ou vídeo sobre as principais diferenças entre o mercantilismo e o capitalismo. Os alunos irão criar um resumo sobre o tema.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, destacando o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Você propor uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um texto ou vídeo sobre as consequências do mercantilismo na economia mundial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a participação ativa dos alunos em debates e discussões.
- Promover a criação de mapas mentais e resumos como ferramentas de síntese e organização do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos no debate.
- Qualidade dos argumentos e exemplos apresentados pelos alunos.
- Organização e clareza do mapa mental ou resumo criado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Dividir a turma em grupos para estimular a participação de todos os alunos.
- Propor uma tarefa de casa opcional para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Discutir em grupos sobre como o mercantilismo pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano.
- Participar ativamente do debate e apresentar argumentos e exemplos práticos.