Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que visava aumentar a riqueza e o poder dessas nações por meio do comércio. Nessa época, o comércio era visto como a principal fonte de riqueza e poder, e os países europeus buscavam acumular metais preciosos e estabelecer colônias para explorar recursos naturais. O mercantilismo foi substituído pelo capitalismo, que se baseia na livre concorrência e na busca pelo lucro. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo que explique as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e síntese.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia da gamificação. Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo sobre o mercantilismo e a transição para o capitalismo.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o mercantilismo e o capitalismo, buscando informações sobre as principais características de cada sistema econômico e as razões da transição entre eles. Selecione e disponibilize materiais para auxiliar os alunos na pesquisa.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo, seguindo o modelo de mapa de registro proposto. Eles deverão definir o objetivo do jogo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final. Oriente os grupos e tire dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo e como o jogo ajuda a entender esse processo.Etapa 5 - Discussão em grupo
A turma irá discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, com base nos jogos criados pelos grupos. Medie a discussão e estimule a participação dos alunos.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia da gamificação ajudou a compreender o tema.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula, reforçando a importância do tema para a compreensão da economia mundial, e agradeça a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de explicar conceitos complexos de forma lúdica e acessível.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história econômica.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o objetivo do jogo e as informações apresentadas.
- Originalidade e criatividade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação e engajamento na discussão em grupo.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão crítica.
- Avaliar os jogos e a participação dos alunos.
- Fazer um resumo da aula e estimular a reflexão individual.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o mercantilismo e o capitalismo.
- Criar um jogo sobre a passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar as razões da transição entre os sistemas econômicos.
- Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula.