Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados através do comércio. Nesta aula, vamos discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo e como essa mudança afetou a economia mundial. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Por exemplo, uma estação pode ser sobre as características do mercantilismo, outra sobre as mudanças econômicas que levaram ao capitalismo e outra sobre as consequências do capitalismo na economia mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o mercantilismo, explicando suas principais características e objetivos. Em seguida, explique a metodologia de Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes, de 4 a 6 pessoas, e explique como funcionará as estações. Disponibilize textos, imagens e vídeos para apoiar a discussão em cada estação.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Características do mercantilismo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as principais características do mercantilismo, como o protecionismo, o colonialismo e a busca por metais preciosos.

    Estação 2 - Mudanças econômicas que levaram ao capitalismo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as mudanças econômicas que levaram ao surgimento do capitalismo, como a Revolução Industrial, a divisão do trabalho e a livre concorrência.

    Estação 3 - Consequências do capitalismo na economia mundial

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as consequências do capitalismo na economia mundial, como a globalização, a desigualdade social e a exploração dos recursos naturais.


  4. Etapa 4 - Síntese

    Os grupos se reúnem novamente e cada um apresenta as conclusões e reflexões sobre o tema. Medie a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Você pode aplicar uma avaliação individual ou em grupo para verificar o aprendizado dos alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância do tema para a compreensão da economia mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em relacionar o tema com o cotidiano e com outras disciplinas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Mediar as discussões e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Avaliar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir as características do mercantilismo.
  • Pesquisar e discutir as mudanças econômicas que levaram ao capitalismo.
  • Pesquisar e discutir as consequências do capitalismo na economia mundial.