Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que buscava o enriquecimento do Estado através do comércio exterior. Essa política foi responsável por diversas transformações sociais, políticas e econômicas que influenciaram o mundo até os dias de hoje. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o mercantilismo do século XVII ao XXI, discutindo as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o mercantilismo, explicando suas principais características e objetivos. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o tema, selecione e disponibilize o vídeo.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Apresentação de exemplos
Apresente exemplos práticos de como o mercantilismo influenciou a economia e a sociedade em diferentes épocas, como a Revolução Industrial e a globalização.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deverá criar um template diferente, que será compartilhado com a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo sobre os templates
Os grupos deverão discutir os templates criados pelos colegas, apontando pontos positivos e negativos e sugerindo melhorias.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a influência do mercantilismo na economia e na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica sobre o tema e o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e de qualidade.
- Refletir criticamente sobre o tema e o aprendizado.