Aula sobre O Mercantilismo Do Seculo Xvii Ao Xxi

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus entre os séculos XVII e XVIII, que buscava o enriquecimento do Estado através do comércio exterior. Essa política foi responsável por diversas transformações sociais, políticas e econômicas que influenciaram o mundo até os dias de hoje. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o mercantilismo do século XVII ao XXI, discutindo as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o mercantilismo, explicando suas principais características e objetivos. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o tema, selecione e disponibilize o vídeo.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos práticos de como o mercantilismo influenciou a economia e a sociedade em diferentes épocas, como a Revolução Industrial e a globalização.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deverá criar um template diferente, que será compartilhado com a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo sobre os templates

    Os grupos deverão discutir os templates criados pelos colegas, apontando pontos positivos e negativos e sugerindo melhorias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a influência do mercantilismo na economia e na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica sobre o tema e o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e de qualidade.
  • Refletir criticamente sobre o tema e o aprendizado.