Aula sobre O Mercantilismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava ao enriquecimento do Estado e à acumulação de metais preciosos. Essa política foi responsável por diversas transformações sociais, políticas e econômicas na Europa e no mundo. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o mercantilismo influenciou a colonização das Américas, a exploração de recursos naturais e a escravidão. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do mercantilismo e explique sua importância histórica. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Cada grupo deve escolher um problema relacionado ao mercantilismo, como por exemplo: "Como o mercantilismo influenciou a exploração de recursos naturais nas Américas?" ou "Como o mercantilismo contribuiu para a escravidão no Brasil?". Os grupos devem registrar o problema em seus diários de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de respostas

    Cada grupo deve pesquisar e discutir possíveis respostas para resolver o problema escolhido. Os alunos devem registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor resposta e justificar sua escolha. Os alunos devem registrar a solução em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das soluções apresentadas e reforce a importância do mercantilismo na história. Os alunos devem registrar suas conclusões em seus diários de bordo.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa em que os alunos devem pesquisar e escrever sobre a influência do mercantilismo em um país ou região específica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e suas implicações no presente

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Qualidade das alternativas e soluções apresentadas
  • Coerência e consistência das justificativas apresentadas

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar a metodologia
  • Estimular a participação e o debate em grupo
  • Fazer sínteses e reflexões sobre as soluções apresentadas

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado ao mercantilismo
  • Pesquisar e discutir possíveis alternativas para resolver o problema
  • Escolher a melhor alternativa e justificar sua escolha