Aula sobre O Mercantilismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava ao enriquecimento do Estado e à acumulação de metais preciosos. Essa política foi responsável por diversas transformações sociais, políticas e econômicas na Europa e no mundo. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o mercantilismo influenciou a história do Brasil, como a exploração do pau-brasil e a criação das capitanias hereditárias. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, para caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do mercantilismo e suas principais características, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas e atribua a tarefa de criar um diário de bordo abordando o tema do mercantilismo. Incentive o surgimento de dúvidas, porém, caso nenhuma dúvida surja, você pode fornecer sugestões de problemas para serem explorados, como por exemplo: "Investiguem o impacto do mercantilismo na exploração dos recursos naturais das colônias americanas e seus efeitos socioeconômicos."

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior, utilizando fontes diversas, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e elaborar um plano de ação para implementá-la.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir as diferentes soluções apresentadas pelos grupos e avaliar a eficácia de cada uma delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
  • Coerência e eficácia da solução proposta pelo grupo.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Avaliar a qualidade dos diários de bordo produzidos pelos grupos.
  • Mediar a discussão em grupo e avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Definir um problema relacionado ao tema do mercantilismo.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e elaborar um plano de ação.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e participar da discussão em grupo.