Aula sobre O Mercantilismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava ao enriquecimento do Estado e à acumulação de metais preciosos. Essa política incentivou a exploração colonial, o comércio marítimo e a criação de monopólios comerciais. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o mercantilismo influenciou a história do Brasil, como a exploração do pau-brasil e a criação da Companhia das Índias Ocidentais. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para os alunos criarem um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de caracterização da ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o mercantilismo e como ele influenciou a história do mundo. Em seguida, deve apresente a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas ou trios e receber uma folha de papel sulfite e canetas coloridas. Explique que eles devem criar um mapa conceitual sobre o mercantilismo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode circular pela sala, auxiliando os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas, divida a turma em grupos maiores e incentive a discussão sobre as ideias apresentadas. Os alunos devem debater sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas e como eles podem ser complementares.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula sintetizando o que foi discutido e reforçando a importância do mercantilismo na história do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Capacidade de caracterização da ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o mercantilismo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.