Aula sobre O Mercantilismo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava ao enriquecimento do Estado e à acumulação de metais preciosos. Essa política incentivou a exploração colonial, o comércio marítimo e a criação de monopólios comerciais. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o mercantilismo influenciou a história do Brasil, como a exploração do pau-brasil e a criação da Companhia das Índias Ocidentais. Nesta aula, a metodologia Design Sprint será aplicada para os alunos poderem desenvolver habilidades de caracterização da ação dos europeus e suas lógicas mercantis.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito de mercantilismo e suas principais características. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a política econômica em diferentes países europeus. Disponibilize materiais de pesquisa.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um mapa mental com as informações pesquisadas e apresentar para a turma. Circule pela sala, apoiando o trabalho dos estudantes e tirando dúvidas.Etapa 3 - Decidir
Em conjunto, a turma irá discutir as semelhanças e diferenças entre as políticas econômicas dos diferentes países europeus e como elas influenciaram a história mundial.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um infográfico sobre o mercantilismo, utilizando as informações pesquisadas e discutidas em sala de aula.Etapa 5 - Testar
Os infográficos serão apresentados para a turma e avaliados pelos colegas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula, coletando e dando feedbacks. Sintetize o tema mostrando a importância de conhecer mais sobre o tema e incentivando os estudantes a buscarem mais conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações históricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a discussão e o debate em grupo sobre temas históricos relevantes.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza das informações apresentadas no infográfico.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de mercantilismo e suas principais características.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise das informações.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o mercantilismo em diferentes países europeus.
- Criar um mapa mental com as informações pesquisadas.
- Participar ativamente das discussões em grupo e na avaliação dos infográficos apresentados.