Aula sobre O Mercantilismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava ao enriquecimento do Estado e à acumulação de metais preciosos. Essa política incentivou a exploração colonial, o comércio marítimo e a criação de monopólios comerciais. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o mercantilismo influenciou a história do Brasil, como a exploração do pau-brasil e a criação da Companhia das Índias Ocidentais. Nesta aula, a metodologia Design Sprint será aplicada para os alunos poderem desenvolver habilidades de caracterização da ação dos europeus e suas lógicas mercantis.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de mercantilismo e suas principais características. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a política econômica em diferentes países europeus. Disponibilize materiais de pesquisa.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um mapa mental com as informações pesquisadas e apresentar para a turma. Circule pela sala, apoiando o trabalho dos estudantes e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em conjunto, a turma irá discutir as semelhanças e diferenças entre as políticas econômicas dos diferentes países europeus e como elas influenciaram a história mundial.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um infográfico sobre o mercantilismo, utilizando as informações pesquisadas e discutidas em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os infográficos serão apresentados para a turma e avaliados pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, coletando e dando feedbacks. Sintetize o tema mostrando a importância de conhecer mais sobre o tema e incentivando os estudantes a buscarem mais conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações históricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a discussão e o debate em grupo sobre temas históricos relevantes.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas no infográfico.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de mercantilismo e suas principais características.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o mercantilismo em diferentes países europeus.
  • Criar um mapa mental com as informações pesquisadas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na avaliação dos infográficos apresentados.