Aula sobre O Mercantilismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava ao enriquecimento do Estado e à acumulação de metais preciosos. Essa política incentivou a exploração colonial, o comércio de escravos e a busca por novas rotas comerciais. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o mercantilismo influenciou a história do Brasil, como a exploração do pau-brasil e a mineração de ouro. Nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula. Converse sobre a importância dos estudantes terem contato com o assunto antes da aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos ou imagens para os estudantes estudarem previamente em casa. Os alunos devem pesquisar sobre o mercantilismo e seus principais aspectos, como a busca por metais preciosos, a exploração colonial e o comércio de escravos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o que aprenderam na etapa anterior. Forneça algumas perguntas orientadoras, como “Quais foram as principais consequências do mercantilismo para os países europeus e para as colônias?”, “Como o mercantilismo influenciou a história do Brasil?”.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “que bom, que pena e que tal”, para avaliar a atividade. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template e explicará como avaliou a atividade. Faça comentários e sugestões para aprimorar a avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Apresentação clara e objetiva do template.
  • Avaliação crítica e construtiva da atividade.
  • Cooperação e respeito com os colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Orientar a discussão em grupo e fornecer perguntas orientadoras.
  • Fazer comentários e sugestões para aprimorar a avaliação.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o mercantilismo e seus principais aspectos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que “bom, que pena e que tal”.
  • Apresentar claramente o template e explicar como avaliou a atividade.
  • Cooperar e respeitar os colegas durante a atividade.