Aula sobre O Mito Da Democracia Racial

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, é importante contextualizar o tema, apresentando exemplos históricos e contemporâneos de racismo e preconceito no Brasil.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "O mito da democracia racial" e explicando o que significa essa expressão. Em seguida, faça a contextualização, apresentando exemplos históricos e contemporâneos de racismo e preconceito no Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um exemplo de racismo ou preconceito no Brasil e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos devem pesquisar sobre o exemplo escolhido, buscando informações sobre o contexto histórico, as causas e as consequências do racismo ou preconceito apresentado. Oriente-os nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar para a turma o resultado da pesquisa, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos ou maquetes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as diferentes formas de racismo e preconceito apresentadas, buscando identificar as semelhanças e diferenças entre elas.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação ao tema.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Capacidade de identificar as semelhanças e diferenças entre as diferentes formas de racismo e preconceito apresentadas.
  • Criatividade na apresentação dos resultados.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os grupos na pesquisa.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Escolher um exemplo de racismo ou preconceito no Brasil.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Preparar a apresentação dos resultados.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.