Aula sobre O Mito Da Democracia Racial
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, é importante que os alunos compreendam a história da construção desse mito e as consequências que ele traz para a sociedade atual.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O mito da democracia racial" e contextualiza-o para os alunos, leve-os à reflexão sobre o tema em nossa sociedade. Para incentivar as discussões você pode apresentar aos alunos:\- Trechos de filmes que abordam o tema, como "Cabra Marcado para Morrer" e "Quilombo";
\- Leitura de trechos de livros que abordam o tema, como "Casa Grande e Senzala" e "O Povo Brasileiro";
\- Discussão em sala de aula sobre casos de discriminação racial que ocorreram no Brasil.
Etapa 2 - Divisão em grupos
Separe a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade e a metodologia que será utilizada nessa aula.Etapa 3 - Pesquisa e construção dos argumentos
Oriente os grupos a pesquisarem sobre o tema e construírem argumentos sólidos para poderem apresentar aos colegas.Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por pares
Os grupos elaboram o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresenta seu trabalho para a turma.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os grupos avaliam os trabalhos dos colegas segundo os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Avaliação final
Você deverá avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos e encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi discutido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX;
- Compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema;
- Desenvolver a habilidade de avaliar e criticar argumentos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
- Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares;
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas;
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Organizar-se em grupos e definir as funções de cada integrante;
- Pesquisar sobre o tema e construir argumentos sólidos;
- Elaborar o template de avaliação por pares;
- Apresentar o trabalho para a turma;
- Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.-