Aula sobre O Mito Da Democracia Racial
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, é importante que os alunos compreendam a história da construção desse mito e as consequências que ele traz para a sociedade atual.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o tema e quais são suas opiniões a respeito.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos a história da construção do mito da democracia racial no Brasil, utilizando recursos analógicos, como cartazes, imagens e textos impressos.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir as consequências do mito da democracia racial na sociedade brasileira atual.Etapa 4 - Check-out
Os alunos devem registrar em um template de registro de aprendizagem as principais informações aprendidas durante a aula.Etapa 5 - Tarefa de casa
Os alunos devem pesquisar sobre a história de um movimento social que luta contra a discriminação racial no Brasil.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Os alunos devem apresentar em sala de aula os trabalhos realizados sobre a história de um movimento social que luta contra a discriminação racial no Brasil.Etapa 7 - Check-out final
Os alunos devem utilizar o template de registro de aprendizagem para registrar as principais informações aprendidas durante a aula e durante a apresentação dos trabalhos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a história da construção do mito da democracia racial no Brasil.
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
- Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na roda de conversa;
- Compreensão dos alunos sobre a história da construção do mito da democracia racial.
- Participação dos alunos no debate em grupo;
- Compreensão das consequências do mito da democracia racial na sociedade brasileira atual.
- Registros realizados durante a aula sobre o mito da democracia racial.
Ações do professor
- Iniciar a aula com uma roda de conversa;
- Estimular a participação dos alunos.
- Apresentar a história da construção do mito da democracia racial;
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa;
- Compartilhar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema.
- Utilizar o template de registro de aprendizagem;
- Registrar as principais informações aprendidas durante a aula e durante a apresentação dos trabalhos.