Aula sobre O Mito Da Democracia Racial
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, é importante que os alunos compreendam a história da construção desse mito e como ele se reflete na sociedade atual.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, você deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar o material necessário para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Definição dos temas
Cada grupo deve escolher um tema relacionado ao mito da democracia racial para ser abordado no jogo. Alguns exemplos são: a construção do mito, a discriminação racial no mercado de trabalho, a representatividade negra na mídia, entre outros. Oriente os grupos durante as etapas.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas, sendo que a última casa deve ser a vitória. As casas devem ser divididas em perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido.Etapa 4 - Criação dos cards de perguntas e ações
Cada grupo deve criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. As perguntas devem ser relacionadas ao tema escolhido e as ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir.Etapa 5 - Criação do dado e dos pinos
Cada grupo deve criar um dado e os pinos que serão utilizados no jogo.Etapa 6 - Teste do jogo
Os grupos devem trocar de jogos entre si e dar feedbacks sobre o que pode ser melhorado.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma e explicar como ele aborda o tema escolhido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Compreender a importância do tema abordado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo;
- Cooperação com os colegas de grupo;
- Qualidade do jogo produzido.
Ações do professor
- Explicar as regras do jogo e as etapas de criação;
- Orientar os alunos na escolha dos temas e subtemas a serem abordados;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher os temas e subtemas a serem abordados no jogo;
- Criar o tabuleiro, os cards de perguntas e ações, o dado e os pinos;
- Trabalhar em equipe para produzir um jogo de qualidade.