Aula sobre O Mito Da Democracia Racial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, é importante que os alunos compreendam a história da construção desse mito e como ele se reflete na sociedade atual.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, você deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar o material necessário para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Definição dos temas

    Cada grupo deve escolher um tema relacionado ao mito da democracia racial para ser abordado no jogo. Alguns exemplos são: a construção do mito, a discriminação racial no mercado de trabalho, a representatividade negra na mídia, entre outros. Oriente os grupos durante as etapas.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas, sendo que a última casa deve ser a vitória. As casas devem ser divididas em perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Cada grupo deve criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. As perguntas devem ser relacionadas ao tema escolhido e as ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir.

  5. Etapa 5 - Criação do dado e dos pinos

    Cada grupo deve criar um dado e os pinos que serão utilizados no jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Os grupos devem trocar de jogos entre si e dar feedbacks sobre o que pode ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma e explicar como ele aborda o tema escolhido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Compreender a importância do tema abordado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Cooperação com os colegas de grupo;
  • Qualidade do jogo produzido.

Ações do professor

  • Explicar as regras do jogo e as etapas de criação;
  • Orientar os alunos na escolha dos temas e subtemas a serem abordados;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher os temas e subtemas a serem abordados no jogo;
  • Criar o tabuleiro, os cards de perguntas e ações, o dado e os pinos;
  • Trabalhar em equipe para produzir um jogo de qualidade.