Aula sobre O Mito Da Democracia Racial
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em uma metodologia ativa que estimula a participação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades como argumentação, análise crítica e trabalho em equipe.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que é o Mito da Democracia Racial. Em seguida, irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar um texto sobre o assunto para cada grupo.Etapa 2 - Debate em Grupo
Cada grupo terá 20 minutos para discutir o texto e elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação dos Templates
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma.Etapa 4 - Debate Crítico
A turma irá debater o tema com base nos templates de avaliação por rubrica elaborados pelos grupos.Etapa 5 - Síntese
O professor irá fazer uma síntese do debate, destacando os principais pontos discutidos e as conclusões alcançadas.Etapa 6 - Atividade Individual
Cada aluno irá escrever um texto de 10 a 15 linhas sobre o que aprendeu na aula e sua opinião sobre o tema.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema para a sociedade brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de texto;
- Estimular a participação dos alunos;
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão;
- Compreensão do tema apresentado;
- Interesse e engajamento dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Dividir a turma em grupos;
- Entregar um texto sobre o assunto para cada grupo.
Ações do aluno
- Ler e interpretar o texto;
- Participar da discussão em grupo;
- Demonstrar interesse e engajamento.