Aula sobre O Mito Da Democracia Racial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "O mito da democracia racial" pretende apresentar aos alunos a ideia de que a sociedade brasileira não é tão igualitária quanto se pensa, e que a discriminação racial é uma realidade presente em nosso país. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em uma metodologia ativa que estimula a participação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades como argumentação, análise crítica e trabalho em equipe.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que é o Mito da Democracia Racial. Em seguida, irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar um texto sobre o assunto para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Debate em Grupo

    Cada grupo terá 20 minutos para discutir o texto e elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Templates

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma.

  4. Etapa 4 - Debate Crítico

    A turma irá debater o tema com base nos templates de avaliação por rubrica elaborados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Síntese

    O professor irá fazer uma síntese do debate, destacando os principais pontos discutidos e as conclusões alcançadas.

  6. Etapa 6 - Atividade Individual

    Cada aluno irá escrever um texto de 10 a 15 linhas sobre o que aprendeu na aula e sua opinião sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema para a sociedade brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de texto;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão;
  • Compreensão do tema apresentado;
  • Interesse e engajamento dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Entregar um texto sobre o assunto para cada grupo.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Demonstrar interesse e engajamento.