O modo de se fazer guerra asteca
Como você acha que era a América antes dos europeus chegarem aqui? Será que tinham costumes diferentes? Vamos falar sobre um desses povos: os Astecas e seu modo de guerrear. Será que era só tiro, porrada e bomba?💥 Vem ver nessa aula de História!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa certa sobre a sociedade asteca antes da invasão europeia:
Atividade completaA)
A religião entre os astecas não tinha papel importante. Essa sociedade não cultuava deuses.B) A educação das crianças era baseada na cultura de seu povo, não incluindo assuntos sobre guerras.
C) A educação das crianças era em grande parte baseada na aprendizagem da arte da guerra.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A aula sobre o modo de se fazer guerra asteca visa apresentar aos alunos como era a organização militar dos astecas, suas táticas de guerra e como a guerra era vista na sociedade asteca. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como os astecas pensavam e agiam em relação à guerra. Além disso, serão apresentados exemplos práticos de como a guerra é vista em diferentes sociedades e culturas, para os alunos poderem comparar e entender melhor as diferenças e semelhanças.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo de se fazer guerra asteca. Eles irão entender como os astecas organizavam suas batalhas, quais eram as estratégias utilizadas e como a guerra era vista na sociedade asteca. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a comparação com as guerras modernas e a importância da organização e estratégia em qualquer tipo de conflito.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A aula sobre “o modo de se fazer guerra asteca” tem como objetivo apresentar aos alunos como era a organização militar dos astecas e como eles se preparavam para a guerra. Para contextualizar o tema, o você pode utilizar exemplos de guerras atuais e como elas são organizadas, além de mostrar como a guerra era vista na sociedade asteca. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.Atividade completa6. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Nesta aula, vamos explorar o modo de se fazer guerra asteca, uma das formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a guerra é retratada em filmes, séries e jogos, e como essas representações podem ser diferentes da realidade histórica.Atividade completa7. Rotação por estações:
A aula sobre “O modo de se fazer guerra asteca” visa apresentar aos alunos como era a organização militar dos astecas e como eles se preparavam para a guerra. Esse tema é importante para entendermos como as sociedades americanas se organizavam no tempo da conquista, além de ser um assunto que pode ser encontrado em filmes, jogos e livros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, exploraremos o modo de se fazer guerra asteca, uma das formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante destacar que entender as formas de organização das sociedades americanas é fundamental para compreender os mecanismos de alianças, confrontos e resistências que ocorreram na época da conquista.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: