Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, vamos explorar o modo de se fazer guerra asteca, uma das formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a guerra é retratada em filmes, séries e jogos, e como essas representações podem ser diferentes da realidade histórica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os estudantes em grupos e dê a eles um problema relacionado ao modo como os astecas guerreavam. Eles deverão discutir em grupo e chegar a uma solução para o problema. Alguns exemplos de problemas relacionados às guerras astecas que os grupos podem explorar são: a estratégia de batalha utilizada pelos astecas e sua eficácia diante de diferentes adversários, e a organização social e hierárquica do exército asteca e suas implicações nas táticas de guerra.

  3. Etapa 3 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará sua solução para o problema e os demais grupos farão perguntas e comentários.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas

    Conduza uma discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista, com foco nas alianças, confrontos e resistências.

  6. Etapa 6 - Aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Sintetize a aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências."
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas.
  • Qualidade da avaliação feita pelos alunos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia ativa será utilizada.
  • Conduzir a discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Fazer um breve resumo da aula no encerramento.
  • Incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Contribuir para a solução do problema apresentado pelo grupo.
  • Fazer perguntas e comentários durante as apresentações dos outros grupos.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o tema.
  • Continuar explorando o tema em casa.