Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Nesta aula, vamos explorar o modo de se fazer guerra asteca, uma das formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a guerra é retratada em filmes, séries e jogos, e como essas representações podem ser diferentes da realidade histórica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida os estudantes em grupos e dê a eles um problema relacionado ao modo como os astecas guerreavam. Eles deverão discutir em grupo e chegar a uma solução para o problema. Alguns exemplos de problemas relacionados às guerras astecas que os grupos podem explorar são: a estratégia de batalha utilizada pelos astecas e sua eficácia diante de diferentes adversários, e a organização social e hierárquica do exército asteca e suas implicações nas táticas de guerra.Etapa 3 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresentará sua solução para o problema e os demais grupos farão perguntas e comentários.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas
Conduza uma discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista, com foco nas alianças, confrontos e resistências.Etapa 6 - Aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o tema.Etapa 7 - Encerramento
Sintetize a aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências."
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
- Participação ativa dos alunos na discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas.
- Qualidade da avaliação feita pelos alunos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia ativa será utilizada.
- Conduzir a discussão sobre as formas de organização das sociedades americanas.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Fazer um breve resumo da aula no encerramento.
- Incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Contribuir para a solução do problema apresentado pelo grupo.
- Fazer perguntas e comentários durante as apresentações dos outros grupos.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o tema.
- Continuar explorando o tema em casa.