Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre “o modo de se fazer guerra asteca” tem como objetivo apresentar aos alunos como era a organização militar dos astecas e como eles se preparavam para a guerra. Para contextualizar o tema, o você pode utilizar exemplos de guerras atuais e como elas são organizadas, além de mostrar como a guerra era vista na sociedade asteca. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da organização militar na sociedade asteca. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre a organização militar dos astecas. Eles deverão buscar informações sobre as armas utilizadas, as táticas de guerra, a hierarquia militar e a importância da guerra na sociedade asteca.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho para a turma e os demais grupos irão avaliar o desempenho deles utilizando o template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas. Medie a discussão e incentive os alunos a expressarem suas opiniões e a debaterem sobre os critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da organização militar na sociedade asteca. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e a expressar suas opiniões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.”
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares e a capacidade de argumentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação dos alunos.
  • Reforçar a importância da organização militar na sociedade asteca.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a organização militar dos astecas.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho para a turma e avaliar o desempenho dos demais grupos.
  • Discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas.
  • Refletir sobre o que aprenderam e expressar suas opiniões sobre o tema.