Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo de se fazer guerra asteca. Eles irão entender como os astecas organizavam suas batalhas, quais eram as estratégias utilizadas e como a guerra era vista na sociedade asteca. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a comparação com as guerras modernas e a importância da organização e estratégia em qualquer tipo de conflito.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de entender como os astecas faziam guerra. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre um aspecto da guerra asteca, como a organização do exército, as armas utilizadas, as táticas de batalha, entre outros. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos, ou indicar sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça um modelo para os alunos seguirem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e o template de avaliação por pares para os demais grupos. Os alunos deverão avaliar os grupos de acordo com os critérios estabelecidos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações feitas. Guie a discussão, incentivando os alunos a compararem as estratégias de guerra astecas com as guerras modernas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências."
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de um template de avaliação por pares.
  • Incentivar a discussão em grupo e a comparação entre as estratégias de guerra astecas e as guerras modernas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais de pesquisa.
  • Orientar a criação do template de avaliação por pares.
  • Guiar a discussão em grupo.
  • Concluir a aula e incentivar a continuação da pesquisa.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um aspecto da guerra asteca em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e avaliar os demais grupos.
  • Discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações feitas.
  • Continuar pesquisando sobre o tema.