Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre o modo de se fazer guerra asteca visa apresentar aos alunos como era a organização militar dos astecas, suas táticas de guerra e como a guerra era vista na sociedade asteca. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como os astecas pensavam e agiam em relação à guerra. Além disso, serão apresentados exemplos práticos de como a guerra é vista em diferentes sociedades e culturas, para os alunos poderem comparar e entender melhor as diferenças e semelhanças.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de entender como os astecas faziam guerra. Apresente exemplos de como a guerra é vista em diferentes sociedades e culturas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre os astecas e a guerra. Eles deverão preencher os campos “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. Auxilie os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações que coletaram no mapa de empatia. Auxilie na discussão, fazendo perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma. Faça alguns comentários para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das táticas de guerra astecas

    Apresente as táticas de guerra dos astecas e como elas eram organizadas. Apresente também exemplos práticos de como as táticas eram utilizadas na prática.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações apresentadas. Auxilie na discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências."
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre como diferentes sociedades e culturas veem a guerra.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre as táticas de guerra astecas e como elas eram organizadas.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre como diferentes sociedades e culturas veem a guerra.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre os astecas e a guerra.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre como diferentes sociedades e culturas veem a guerra.