Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia rotação por estações irá funcionar.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma em três grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Organização militar asteca:
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a organização militar asteca e responder a um questionário sobre o que foi apresentado. Em seguida, eles irão criar um mapa mental sobre a organização militar asteca.
Estação 2 - Armas e táticas de guerra:
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as armas e táticas de guerra utilizadas pelos astecas e criar um infográfico com as informações encontradas.
Estação 3 - Guerra e religião:
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a relação entre guerra e religião na cultura asteca e responder a um questionário sobre o que foi apresentado. Em seguida, eles irão criar um desenho que represente essa relação.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade. Em seguida, faça uma síntese do que foi aprendido na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.”
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de mapas mentais, infográficos e desenhos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa mental, infográfico e desenho criados pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre a organização militar asteca, armas e táticas de guerra e a relação entre guerra e religião na cultura asteca.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
- Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e criar o mapa mental, infográfico e desenho com qualidade.
- Colaborar com os colegas de grupo na realização das atividades.