Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre “O modo de se fazer guerra asteca” visa apresentar aos alunos como era a organização militar dos astecas e como eles se preparavam para a guerra. Esse tema é importante para entendermos como as sociedades americanas se organizavam no tempo da conquista, além de ser um assunto que pode ser encontrado em filmes, jogos e livros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia rotação por estações irá funcionar.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em três grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Organização militar asteca:

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a organização militar asteca e responder a um questionário sobre o que foi apresentado. Em seguida, eles irão criar um mapa mental sobre a organização militar asteca.

    Estação 2 - Armas e táticas de guerra:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as armas e táticas de guerra utilizadas pelos astecas e criar um infográfico com as informações encontradas.

    Estação 3 - Guerra e religião:

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a relação entre guerra e religião na cultura asteca e responder a um questionário sobre o que foi apresentado. Em seguida, eles irão criar um desenho que represente essa relação.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade. Em seguida, faça uma síntese do que foi aprendido na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.”
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de mapas mentais, infográficos e desenhos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa mental, infográfico e desenho criados pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre a organização militar asteca, armas e táticas de guerra e a relação entre guerra e religião na cultura asteca.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e criar o mapa mental, infográfico e desenho com qualidade.
  • Colaborar com os colegas de grupo na realização das atividades.