Aula sobre O Modo De Se Fazer Guerra Asteca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, exploraremos o modo de se fazer guerra asteca, uma das formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante destacar que entender as formas de organização das sociedades americanas é fundamental para compreender os mecanismos de alianças, confrontos e resistências que ocorreram na época da conquista.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância de entender as formas de organização das sociedades americanas. Em seguida, disponibilize um vídeo ou texto a ser assistido em casa pelos estudantes.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o vídeo assistido, levantando questões e dúvidas sobre o tema. Cada grupo deverá escolher um líder para apresentar as principais ideias discutidas.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o modo de se fazer guerra asteca e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de pesquisa para os alunos, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma, explicando as principais ideias e conceitos abordados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as apresentações dos templates, levantando questões e dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais ideias e conceitos abordados na aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, avaliando a atividade e o seu próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.”
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o próprio desempenho e a atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Qualidade da apresentação do template.
  • Participação na discussão sobre as apresentações dos templates.
  • Qualidade da avaliação realizada no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando as principais ideias e conceitos abordados na aula.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar os templates e a avaliação realizada pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o modo de se fazer guerra asteca.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Pesquisar sobre o tema e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Avaliar a atividade e o próprio desempenho no template de Dinâmica dos 3 Qs.