Aula sobre O Movimento Sindical No Brasil No Inicio Da Republica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O movimento sindical no Brasil teve início no final do século XIX e início do século XX, durante a Primeira República. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos para lutar por melhores condições de trabalho e salários. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam a importância do movimento sindical no Brasil e como ele contribuiu para a conquista de direitos trabalhistas.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e seus subtópicos

    Apresente o tema "O movimento sindical no Brasil no início da República" e seus subtópicos, como a criação dos primeiros sindicatos, as principais reivindicações dos trabalhadores e a relação entre o movimento sindical e a conquista de direitos trabalhistas, entre outros.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a sala em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de “avaliação organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação”, “desempenho geral", que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Explique aos estudantes a finalidade desse template e como funcionará a dinâmica da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o movimento sindical no Brasil

    Os grupos deverão pesquisar sobre o movimento sindical no Brasil no início da República, você deve fornecer materiais para que eles possam pesquisar em sala, se possível pode utilizar de materiais digitais, mas pode ser livros, textos que abordem a questão sindical no Brasil.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Cada grupo deverá apresentar os resultados da pesquisa, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deverá avaliar o desempenho dos outros grupos, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Avaliação do professor

    O professor avaliará o desempenho dos alunos, levando em consideração os critérios de avaliação .

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância do movimento sindical no Brasil no início da República;
  • Identificar as principais reivindicações dos trabalhadores na época;
  • Analisar a relação entre o movimento sindical e a conquista de direitos trabalhistas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos;
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares;
  • Fornecer materiais de pesquisa sobre o movimento sindical no Brasil;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos;
  • Pesquisar sobre o movimento sindical no Brasil no início da República;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Apresentar os resultados da pesquisa;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.